quarta-feira, 1 de maio de 2013

Spoilers


Tenho visto em muitos blogs e sites, dedicados a tudo o que é relacionado com o mundo dos comics, vários membros a reclamarem relativamente à invasão de “spoilers”.

Podemos dividir os Spoilers em duas categorias:
Não sei que nome dar a cada uma, mas penso que dá para perceber a ideia :)

Na 1ª entram a meu ver, Blogs ou sites “geridos” por fãs que após lerem algum livro, correm a escrever sobre o que acabaram de ler, sendo que muitas vezes e com o intuito de partilharem a sua opinião, acabam realmente por “falar” de pontos importantes dessas mesmas histórias.
Claro que para quem vai ler, existe sempre a possibilidade de ficar a saber de alguma coisa que não queria, antes de eles próprios lerem o livro.
Regra geral, como são fãs a escreverem para fãs, existe sempre um qualquer aviso relativamente a spoilers, em todo o caso, mesmo que não tenha um aviso, penso que temos de ter o discernimento para saber que corremos esse risco.
Quem não quer correr esse risco, então que não comece a ler o artigo.

Na 2ª categoria, entram os sites oficiais das editoras, e até mesmo imprensa, no, fundo qualquer um que tenha uma “linha aberta” com as editoras.
Estes são para mim os piores, e passiveis de criticar, senão vejamos:

  • Spider-Man #700, saiu em todo o lado que o Dr. Octopus iria ficar no “comando” do corpo do herói aracnídeo.
  • Batman Incorporated #8, a morte do último Robin, saiu inclusivamente em artigos de jornal nos EUA.
  • Batman & Robin #19, o “regresso” dCarrie Kelly, a Robin da obra de Frank Miller, Dark Knight Returns.


Estes são apenas alguns exemplos do que as editoras fazem, apenas para aumentar o interesse, dos fãs e fazer com que vá tudo a correr comprar esse último lançamento, incluindo pessoas que normalmente nem compram o título, mas que como será um “key issue” acabam por comprar.

Quando visito qualquer site relacionado com a indústria dos comics, sei de antemão que corro o risco de ficar a saber alguma coisa que não quero, mas é sempre uma opção minha e que não posso posteriormente culpar quem quer que seja que escreveu o spoiler.

O que posso e faço é criticar a maneira e a razão pela qual as editoras fazem questão, de lançar spoilers, antes mesmo das edições serem lançadas.
Sei que 1º que tudo, é um negócio, mas existem com certeza melhores maneiras de aumentarem as vendas. 

2 comentários:

  1. Olha, sobre isso já falei algumas vezes. Só para não me chatear com essa coisa agora meto sempre um aviso, depois que houve tanta gente a chatear-me porque eu meti uma página com mais de 5 anos e toda a gente começou a gritar "Spoiler"!
    Quando algo com esta antiguidade é spoiler eu vejo-me na obrigação de se um dia falar da Guerra das Estrelas quando o Darth Vader diz "Luke I'm your father" ter de pôr um aviso a dizer spoiler, visto que há gente que nunca viu o filme...
    :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Nuno,

      Lá está, é preciso pensar um bocadinho, antes de implicar com as coisas, não faz sentido, fazer isso com uma coisa que tem 5 anos.
      Tem de haver limites e discernimento :)

      Eliminar