quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Comic-Con

Seguindo a onda geek do post anterior, não posso deixar de mencionar O documentário que qualquer fã de comics e de BD no geral (Está a decorrer o Amadora BD), gosta de certeza absoluta:
Comic-Con Episode IV: A Fan's hope  - É um documentário filmado na Comic-Con Internacional em São Diego nos Estados Unidos em 2011.
O filme acompanha 6 pessoas nas suas deslocações à convenção:
2 Aspirantes a desenhadores, um grupo de amigos que vai ao concurso de Cosplay, um coleccionador  um vendedor de comics e um geek que pretende pedir a sua namorada em casamento.
Todas estas historias vão tendo pelo meio comentários de figuras proeminentes do mundo dos comics e de Hollywood.
Para além de que todo aquele mundo (nunca tive tanta vontade de ir aos EUA) de comics, action figures, Star Wars, escritores, desenhadores, actores, cosplay (a sério*) Etc...É "mind-blowing".





 * Por a sério quero dizer na quantidade de pessoas que participam 

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Comic Book Men

Quem parece que não está em crise é a loja de Comics "Jay and Silente Bob's secret stash", de Kevin Smith.
Comic Book Men é uma serie que dá num canal por cabo Americano (AMC,) que acompanha o dia a dia da Loja mencionada.
Estreou em Fevereiro de 2012 e já vai na 2ª season.
O elenco é constituído por Kevin Smith e 3 amigos que trabalham na loja.
Não sendo uma super serie, dá para passar um bom tempo entre gargalhadas e comics,
Divirtam-se a ver as peripécias porque passa o staff da loja e pessoas que lá vão para vender comics, action figures, posters, Etc...
Deixo aqui o trailer da 2ª season.


domingo, 28 de outubro de 2012

Crise nos comics?

Ontem fiquei a saber que a Tema no Colombo está a "cortar" no nº de comics que coloca à venda.
Pelo que me disseram essa situação está relacionada com o valor das importações e entraves que vão colocando (não me explicaram quais) e também com o decrescente nº de compradores.
A única coisa boa são os descontos em quase tudo, desde comics individuais, TPB e HC às action figures.
Os comics mais antigos estão à venda por €1.Só desses comprei 12 (Só tinha da Marvel e Image). Adquiri também O Booster Gold-"Blue & Gold" por €8.
É certo que não são novidade e nem são o que normalmente compro, mas a este preço, não fazia sentido ficar quieto.
Agora face a isto questiono se a crise chegou aos comics em Portugal, ou hoje em dia as pessoas preferem comprar em lojas especializadas como a Kingpin Books e outras do género?
Será este um caso isolado?
Este fim de semana realizou-se o Festival de BD da Amadora.(Podem ver detalhes no Blogue Leituras de BD). Pode ser que o número de pessoas que foram possa servir de indicador.


sábado, 27 de outubro de 2012

Bwahahaha

Aproveitando o fim do ultimo post...

Sou fã do Blue Beetle desde que vi o personagem pela 1ª vez nas páginas da edição brasileira da Justice League.
Havia qualquer coisa de fantástico no que o caracterizava:
Herói, atleta, inventor e claro o sentido de humor que sempre esteve presente em qualquer historia em que ele entrasse.
Terá sido eventualmente sub aproveitado pela DC , apesar de ter uma base alargada de fãs, nuca deixou de ser um personagem secundário. 
Estará sempre ligado ao grande êxito que foi na altura a Justice League do  J. M. DeMatteis, mas o ponto alto deste herói que chegou a fazer frente ao Doomsday terá sido a sua morte ás mãos de um antigo aliado; Maxwell Lord, após descobrir o seu plano para controlar os restantes super heróis do universo DC, nas páginas de Countdown to Infinite Crisis.
A imagem em que ele morre é para mim (talvez por ser fã) uma das melhores dos comics! No fim basta uma bala para matar um super herói.



sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A pergunta

Há uma pergunta, que é sempre feita: És Marvel ou DC?




Regra geral existe sempre um preferência por um dos "lados" desta batalha que existe, pelo menos desde que eu era miúdo e lia as HQ's da Editora Abril. 
E que felizmente proporcionaram alguns bons crossovers, não muitos, mas alguns.

Um dos argumentos apresentados pelo pessoal mais virado para a Marvel, é de que é mais fácil relacionarem-se com os personagens.
Sendo invariavelmente usado o Spider-man como exemplo; tem problemas familiares, monetários, luta por conseguir pagar a renda. No fundo situações normais no dia a dia de uma pessoa.
Devo dizer que a Marvel, realmente neste pormenor até tem sucesso, aliás quem não se lembra também de ver o Cap. América como desenhador de comics!?
Até com os Mutantes conseguiram fazer isso, com o facto de serem vitimas de discriminaçã, situação essa que infelizmente também existe na "vida real"

Do lado da DC o argumento que mais vejo por ai é o de que tem os maiores e mais reconhecíveis personagens no mundo dos comics do seu lado. Sendo eles o Super Homem e o Batman.
Será parte da razão, mas não só..
As historias  têm uma maior dimensão; Os grandes arcos, não são de agora, desde a Crise nas infinitas terras, passando pelas Lendas e acabando na Invasão. Isto falando apenas em algumas

A Marvel pode ter sido pioneira com as Secret Wars, mas ficou sempre aquém das obras da DC. 
Mas isso sou eu que sempre fui Fã do Besouro Azul.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Só com quem percebe

Quantas vezes acabamos de ler um comic ou graphic novel, e queremos comentar com alguém o que acabámos de ver?? Que personagem é mais poderosa, qual é a mais rápida, etc...

 Mas esse alguém não pode ser qualquer pessoa, tem que ser alguém que perceba o que estamos a dizer e que tenha um opinião sobre o assunto, seja relativamente a coisas como as que já referi como também relativamente a artistas, escritores, etc, etc...
Justamente por isso e tambem porque não tenho nada novo para ler, é que decidi criar este cantinho na net.